Relatório

RELATÓRIO GERAL E PLANO DE AÇÃO DA ONG IDE LIVRE 2012



Blog: idelivreblog.blogspot.com * Fotoblog: www.flogao.com.br/idelivre - E-mail:idelivre@hotmail.com



1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE:


Entidade Proponente/Razão Social
MISSÃO IDE LIVRE
CNPJ
 25.062.373/0001-18
Endereço
Avenida Tocantins 209 –Setor Araguaína Sul
(DDD) Telefone/Fax 
(63) 3415-4551
Cidade
Araguaína
UF
TO.
CEP 
77.827-020
E-mail
idelivre@hotmail.com
Nome do responsável pela entidade
José Ribamar Gonçalves Lima
C.P.F.
000.000.000.-00
RG. /Órgão expedidor.
0.000.000/SSP/GO.
Cargo 
Presidente  
E-mail
ribastins@hotmail.com
Endereço completo
Av. Tocantins Setor Araguaína Sul - Salas 01e 02
CEP 
77.827-020
(DDD) Tel./Fax
(63) 3415-4651

2. APRESENTAÇÃO DA ONG:
A Ong Ide Livre,vem com seus projetos e programas,em nível de propostas diversificadas,fazer da ação social, saúde preventiva, educação e cultura,cidadania, meio ambiente,geração de renda,direitos humanos e inclusão digital.Um meio de comunicação através de mecanismos de compreensão e conscientização,abrindo discussões sobre os problemas sociais em nossa comunidade.
Pois,“Os bons resultados não são obtidos forçosamente,impondo de fora para dentro,mas sim,conscientizando-se as pessoas a fazerem uma mudança interior.Dessa forma,os bons resultados serão obtidos graças a mudança de dentro para fora,ou seja,o homem reage de acordo com o seu pensamento.Mudando a sua forma de pensar,mudará seu comportamento e suas ações,como conseqüência disso, a sociedade será transformada”.


DIRETORIA ATUAL: 2010/2013

Presidente: José Ribamar Gonçalves Lima
Endereço: Av. Tocantins Nº 209 – Salas 01 e 02.
Setor: Araguaína Sul  - Cidade: Araguaína - U.F: TO.
CEP: 77.827-020 -  Tel/serviço: (63) 3415-4651 - Fax: (o mesmo).     
Profissão: Ativista,desenhista de arquitetura e webjornalista.

Vice-Presidente Benedito Paladim Sampaio
Endereço: Av. Brasília Nº  1334
Setor: São Miguel – Cidade: Araguaína - U.F. TO.
CEP: 77.817-080 - Tel: (63) 3413-1550 – Cel: (63) 9221-8660
Email: benedito-paladim@hotmail.com - Profissão: Terapeuta.

1ª Secretária  da Entidade: Silvia Marques da Silva Sampaio
Endereço: Av. Brasília Nº  1334
Setor: São Miguel – Cidade - Araguaína U.F. TO.
CEP: 77.817-080  Tel: Tel: (63) 3413-1550  Cel.9213-9977
E-mail: silvia_sampaio@ibest.com.br - Profissão: Pedagoga

2º Secretário  da Entidade: Gilza Maria de Sousa Miranda
Endereço: Rua: 13 Qd 23 Lt 21
Setor: Vila Patrocínio – Cidade - Araguaína – U.F. TO.
CEP: 77.800-000 Tel: (63) 3414 – 3094.
Profissão:Pedagoga e técnica de enfermagem

Diretor financeiro da Entidade: Charles Barbosa de Miranda
Endereço: Rua: Prata Qd: 17 Lt 03
Bairro: Vila Azul - Cidade: Araguaína U.F. TO.
CEP: 77.800-000 Tel: (63) 9239-9068
Profissão:Autônomo, técnico de contabilidade e atleta do “atletismo federado”
Nome do Diretor ou responsável pela elaboração do relatório:Riba Gonçalves


3. OBJETIVO GERAL:

Mostrar para a sociedade,uma alternativa para os problemas sociais,resgatar as potencialidades do ser humano,influenciando-o a agir em prol de um mundo melhor.


3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Prevenção,ambulatório e reabilitação de dependentes químicos;
  • Difundir e promover atividades educativas,culturais,esportivas e cientificas,seminários,conferencias,cursos,treinamentos e edição de publicação,vídeos,processamentos de dados,assessoria técnicas nos campos educacional e sócio-cultural;
  • Criar atividades profissionalizantes visando a geração de renda;
  • Realizar atividades de proteção aos direitos humanos,bem como denunciar,documentar e acompanhar casos que violem os direitos da pessoa humana;
  • Promover atividades que defenda,preserve e conserve o meio ambiente;
  • Firmar convênios e contratos,inclusive com instituições públicas e privadas,ou entidades nacionais e internacionais,além de obter financiamentos,repasses,auxílios e doações de caráter coletivo.


5. METAS

·         Contribuir com a redução dos problemas sociais de Tocantins, especialmente de Araguaína.
·         Continuar realizando  um  trabalho constante ambulatorial e preventivos sobre ás drogas e outras endemias.
·         Ampliação da equipe técnica, através da contratação de um profissional psicólogo e dois educadores sociais, adequando o quadro de recursos humanos ao sistema municipal de monitoramento e avaliação;
·         Aquisição de uma sala de inclusão digital para ser usada como aproximação  de possíveis clientela com cursos gratuitos.
·         Viabilização do retorno dos incentivos públicos á entidade de acordo com ás leis estabelecidas
·         Melhoramentos e ampliação com tendas para espaço  de convivência,objetivando a possibilidade de reaproximação familiar nas reuniões de grupo e palestras preventivas da Ong;


6. ORIGEM DOS RECURSOS 2011:

FONTE
VALOR ANUAL (R$)
Fundo Municipal de Assistência Social
000.000.00
Fundo Nacional de Assistência Social
000.000.000
Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
000.000.000
Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
000.000.000
Doações espontâneas dos Associados
800.00
Doações espontâneas da Sociedade em geral
000.000.00
Doações Internacionais
000.000,00
Promoções Beneficentes
000.000,00
Doações da Receita Federal
000.000,00
OBS: Recursos doados pelo site Cerrado Notícias
7.200,00


TOTAL GERAL
8.000,00

7. INFRAESTRUTURA

7.1 Recursos Físicos
RECURSOS FÍSICOS
QUANTIDADE

Salas com 12 m² cada
02

Sala com 09 m²
01

Ambiente de estudo e cursos de 20 m²
01

Cantina com  12 m²
01

Área de reunião coberta 80 m²
01

Banheiro simples
01


7.2 Recursos Materiais

RECURSOS MATERIAIS PERMANENTES
QUANTIDADE
Computador com acesso a internet

01
Automóvel
01
Impressora colorida
01
 Fax
01
Cadeiras rotatórias
02
Mesas 02, Racks 02,armários 01
05

7.3 Recursos Humanos

NOME
CARGO/FUNÇÃO VÍNCULO H SEMANAIS
José da Silva Monteiro

Educador Social Cedido
44
José Ribamar Gonçalves Lima Educador Social Voluntário
44
Mª Aparecida Lourenço Neves Médica Voluntária
05
Benedito Paladim Sampaio Educador Social Voluntário
20
Charles Barbosa de Miranda

Educador Social Voluntário
10

8.IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E
 BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS

8.1 TIPOLOGIA
(   X  ) Proteção Social Básica

(    ) Proteção Social Especial  nédia Complexidade

(    ) Proteção Social Especial Alta Complexidade

(   X  ) Assessoramento

(     ) Defesa de Direitos
8.1.1 Nome do Serviço, Programa, Projeto ou Benefício
Serviço de aconselhamento  em nível ambulatorial na sede  para  adolescentes e jovens
8.1.2 Endereço do Serviço, Programa, Projeto ou Benefício
Av.Tocantins 209 Setor Araguaína Sul
8.2 DESCRIÇÃO
Serviço de aconselhamento institucional que acolhe adolescentes e jovens, atuando na  proteção integral preconizado pela,Senad e pela Pnas. o serviço é compreendido na orientação sobre ás drogas e seus malefícios que causam á saúde.
A prestação do serviço de orientação segue as prerrogativas do ministério da saúde e do suas,bem como do sistema municipal e estadual antidrogas.
O acolhimento em nível de orientação,tem caráter provisório e excepcional, com atendimento personalizado e em pequenos grupos, favorecendo o convívio familiar e comunitário.
Com vistas à favorecer a convivência comunitária: são utilizados os equipamentos e serviços disponíveis na instituição e outros locais, tanto no caso de atividades de cultura, esporte e lazer, bem como a freqüência à escola e às unidades de saúde.
Os educadores trabalham em horários indefinidos,entretanto buscam sempre garantir estabilidade nas tarefas de rotina diária e previsibilidade no contato com os jovens e adolescentes.

8.3 PÚBLICO ALVO
Adolescentes e jovens que necessitem de acolhimento por medida de proteção e encaminhado pelos familiares,assim como esporadicamente  por determinação judicial e/ou por requisição do conselho tutelar  em alguns casos específicos.

8.4 CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
Ambulatorial:
Máximo de 05 Adolescentes e/ou jovens em nível de aconselhamento diário,(de segunda a sexta)
Prevenção:
Pública: de 40 a 50 pessoas por palestra (duas vezes por semana)
Privativa: Reunião de grupo:
Até 20 pessoas em reuniões de orientações (duas vezes por semana)

8.5 OBJETIVOS
·         Contribuir para a prevenção do uso de drogas,especialmente o Crak,bem como o agravamento de situações de negligência,violência, e ruptura de vínculos;
·         Reestabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
·         Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades dos jovens e adolescentes atendidos.

8.6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Objetivos Descrição das Atividades Mês Inicial Mês Final


01/2012 12/2012
·         Contribuir para a prevenção do uso de drogas,especialmente o crak,bem como o agravamento de situações de negligência,violência, e ruptura de vínculos;
·         Escuta qualificada;
·         Trabalho interdisciplinar;
·         Orientação e atendimento socio-familiar;
·         Cuidados pessoais;
·         Fortalecimento da função protetiva da família;
·         Articulação com os serviços das outras políticas.
·         Orientação sobre ás drogas
·         Biblioteca comunitária e popular
01/2012 12/2012
·         Reestabelecer vínculos familiares e/ou sociais;
·         Realização de eventos com familiares;
·         Visitas domiciliares e acompanhamento sistemático à família de origem, extensa ou ampliada;
·         Mobilização da família extensa ou ampliada;
·         Visitas monitoradas;
·         Inclusão em serviços públicos de educação, saúde, cultura, esporte e lazer;
01/2012 12/2012
·         Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades dos jovens e adolescentes atendidos

·         Articulação com os serviços das outras políticas;
·         Inclusão em serviços e programas culturais para o desenvolvimento das habilidades teatrais, musicais, esportivas;
·         Comemoração dos aniversários;
·         Inclusão digital com cursos
·         Inclusão em biblioteca comunitária


01/2012 12/2012





8.9 ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
Por se tratar de serviço de acolhimento em nível de orientação este serviço realiza a cobertura de todo o território de Araguaína, em conformidade com os critérios de acolhimento
8.10 FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS
Os usuários do serviço participam das reuniões e outras atividades preventivas da instituição voluntariamente;
As avaliações do serviço são realizadas esporadicamente com os usuários do serviço, através da metodologia de grupo focal, na qual os jovens e adolescentes poderão expressar a forma como avaliam o serviço, seus gostos, preferências e possíveis descontentamentos. 
8.11 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O  processo de monitoramento e avaliação acontece através de dois processos: o monitoramento da própria entidade e o monitoramento e avaliação realizada por parceiros afins.
O processo da entidade acontece mensalmente nas reuniões da equipe de trabalho e de diretoria, para os quais são utilizados os relatórios das campanhas de prevenção e ambulatorial de orientação.
A entidade construirá os instrumentais para realizar o processo interno de monitoramento e avaliação. seguindo a estrutura da  Senad e conselhos antidrogas,bem como da saúde agrupando os indicadores nas seguintes classes:
  • Estrutura/insumos: recursos humanos: materiais, físicos e financeiros

  • Processos/atividades: valores relativos às etapas/relações que fazem parte da implementação do serviço e/ou programa planejamento e execução das ações, metodologia de trabalho;

  • Produtos/resultados: valores relativos ao alcance de metas do serviço e/ou programa, englobando:
  • A avaliação de desempenho que se refere aos produtos daquele serviço, tais como definidos em suas metas;
  • A avaliação de impacto que busca conhecer as mudanças na situação dos beneficiários a partir das ações daquele serviço e/ou programa.;
  • Além da avaliação de efeitos que visa averiguar outros resultados do programa, sociais ou institucionais, esperados ou não, que acabam se produzindo em decorrência das ações desenvolvidas pelo serviço e/ou programa.
O Monitoramento:
o monitoramento e avaliação realizado pelos órgãos relacionados das políticas sobre drogas, ocorre de forma constante através dos relatórios e das visitas agendadas das comissões permanentes e mistas do sistema municipal de monitoramento e avaliação, bem como a análise do plano de ação, do relatório de atividades e do relatório qualiquantitativo.
Os conselhos municipal e estadual antidrogas e de saúde, bem como o CMAS realizará o controle social do serviço socioassistencial através da análise dos relatórios qualiquantitativos mensais, do plano de ação e relatório de atividades apresentados anualmente. 

9. IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS, PROJETOS E
 BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS  PARA AMPLIAÇÃO.
9.1 TIPOLOGIA
(   X  ) Proteção Social Básica

(     ) Proteção Social Especial Média Complexidade

(     ) Proteção Social Especial Alta Complexidade

(  X   ) Assessoramento

(  X   ) Defesa de Direitos
9.1.1 Nome do Serviço, Programa, Projeto ou Benefício

UNIDADE DE ATENDMENTO DIA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO  SOBRE AS DROGAS -  UNIDADE I -  IDE LIVRE
9.1.2 Endereço do Serviço, Programa, Projeto ou Benefício
Avenida Tocantins 209 – Setor Araguaína Sul – Araguaína Tocantins
9.2 DESCRIÇÃO
O programa visa a orientação de jovens e adolescentes do grupo de risco da dependência química,bem  como aos viciados em drogas através de: Orientação,palestras,reuniões de grupo,atividades de lazer e lúdicas.
Cursos de inclusão digital e outros relacionados  a juventude objetivando envolver-los em atividades sadias.
Fazer com que a leitura seja um hábito,através de uma biblioteca comunitária popular com o uso de livros doados a instituição.
9.3 PÚBLICO ALVO
A faixa etária prioritária será de jovens e adolescentes até os 21 anos de idade do sexo masculino e feminino,especialmente aqueles jovens de baixa renda da periferia de Araguaína.
9.4 CAPACIDADE DE ATENDIMENTO
A sede provisória da instituição tem capacidade para atender em média 50 usuários  diariamente em serviços de: orientações preventivas em geral,cursos e outras atividades.
10. DECLARAÇÃO
Na qualidade de representante legal da instituição, declaro sob as penas da lei, que as informações prestadas neste documento são expressão da verdade e possuem Fé Pública.

     08/01/2012    
Local e data
José Ribamar Gonçalves Lima
Presidente da ONG