terça-feira, 6 de julho de 2010

A IMPORTÃNCIA DA FAMILÍA.

 “Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios”. Martin Luther King.

O número cada vez maior de jovens envolvidos na criminalidade têm sido motivos de uma justa preocupação por parte da sociedade. No entanto esta mesma sociedade têm sido negligente em duas questões fundamentais: a primeira está relacionada à violência praticada contra crianças e adolescentes, a outra é com referência a família. Quanto à violência contra crianças e adolescentes podem dizer que existe uma grande mobilização na defesa da criança e do adolescente nos dias de hoje, o que não deixa de ser verdade, no entanto, diversas crianças no Brasil têm o mesmo destino da Aracelli, da Isabella e do João Hélio, mas seus casos não chegam ao conhecimento da população, e seus carrascos nem presos acabam, muito menos condenados. Pelo menos 80 crianças e jovens inocentes são vítimas de violência no Brasil por dia, muitos são enterrados no anonimato.

O DISQUE 100, um serviço da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, órgão do Governo Federal, para denúncias contra abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente recebeu em 2009, 29.756 denúncias de todo tipo de agressão. Em 2010, nos meses de janeiro e fevereiro, foi 4.520 casos, uma média de 78 por dia. Desde 2003 ocorreram 119.043 denúncias, sendo que 62% das vitimas eram meninas. Infelizmente, esses números não mostram a triste realidade, segundo especialistas e profissionais das áreas ligadas diretamente a crianças e os jovens (saúde, educação e segurança, por exemplo) os casos de denúncias é muito menor do que a quantidade de casos de violência contra os menores. Os motivos para que muitos dos casos não sejam notificados são diversos, sendo o principal, a idéia de se tratar um assunto de família. Neste ponto entra a negligência da sociedade com relação à família, é necessário um debate do que vem ocorrendo, já que está na família a maioria da violência contra a criança e os jovens. A degradação de nossas famílias tem transformado a nossa sociedade em um paciente próximo de seu fim.

As conversas e entrevistas realizadas até aqui para a elaboração do livro DESAFIANDO O FUTURO: a história da violência contra crianças e adolescentes no Brasil, têm me levado a refletir muito sobre temos encaminhado as decisões referentes à nossa juventude. É evidente que devemos levar em consideração alguns pontos para que não continuemos a ser paternalistas e abençoando os erros cometidos, no entanto também se faz necessário ter clareza os erros cometidos por aqueles que deveriam ser a base de sustento, de formar, e acima de tudo ser o exemplo, e que não importando os motivos, deixou de lado principalmente a proteção de jovens e crianças. No Brasil e no mundo existem exemplos de intolerância, violência,corrupção e diversas ações condenáveis por pessoas das diversas classes sociais, não importando o nível intelectual, religião, cor e posição ideológica. Outro ponto que tem contribuído para um aumento da violência se encontra no fanatismo de todas as formas, que também se encontra presente em todas as partes do mundo. E novamente as famílias têm sido a maior vitima desses fanatismos.

Diferente do que se imaginam os jovens possuem uma enorme preocupação com a família e colocam isso de maneira que não deixa dúvida quando a expectativa deles para com o papel e a importância da família para eles. Nesse sentido a falta de um movimento que a família fosse uma ferramenta vital para a sobrevivência da espécie humana, caso isso não aconteça episódios como pais e filhos se matando será rotina em nossas vidas. A degradação da família diferente do que muitos imaginam e propagam, não está na quantidade de seus componentes, nem tão pouco na classe social a que pertença. A figura do pai e da mãe, é de suma importância na formação de valores éticos e morais de cada pessoa, no entanto a ausência de um dos dois ou até mesmo dos dois não implica no desvirtuamento de caráter de qualquer pessoa. Existem diversos exemplos de crianças criadas com a ausência do pai ou da mãe que tiveram uma vida sem qualquer complicação com drogas, prostituição, ou qualquer outro envolvimento delito. A violência familiar e a doméstica é uma prova de que a sociedade vem perdendo toda sua capacidade de definir o que é certo ou errado.

Fernando Trajano
021-86859609

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta". (autor desconhecido)
www.pro-futuro.ning.com (acesse)
www.pro-futuro.blogspot.com (acesse)
www.bibliotecasolanotrindade.blogspot.com (acesse)

Nenhum comentário: